No âmbito do modulo 12 da disciplina de Português, onde vamos estudar José Saramago em “Memorial do Convento”, que foi publicado em 1982.
Disse ainda que o palácio possuía dois carrilhões, com um total de 92 sinos que pesavam mais de 200 mil quilos. Esta construção empregou mais de 52 000 trabalhadores e o projecto final acabou por abrigar 330 frades. Uma das maiores pedras, e que maior trabalho deu levou a que muitos homens e animais a transportassem durante dias sem descanso, chamada de cúpula.
Entramos na igreja, dentro da basílica onde podíamos ver 6 órgãos e em que D. João V mandou construir esta igreja para o maior número de frades.
De seguida fomos almoçar, para a tarde ir mos ver uma peça de teatro de José Saramago “Memorial do Convento”
As 15h, tive-mos a oportunidade de assistir a uma peça de teatro sobre esta obra, onde os carismáticos actores nos transportaram para épocas passadas e imaginárias. Foi desta forma que conhecemos um pouco mais D. João V, célebre pela sua persistência e magmatismo que, apesar dos seus métodos, conseguiu deixar a sua marca na História e na Arquitectura portuguesa. E também a historia de Belimunda e Baltazar em, que Belimunda tinha o dom de conseguir ver as pessoas por dentro.
As 17h30 terminaram a obra e de seguida fomos para o autocarro de onde seguimos para o Fórum Montijo, durante uma hora para podermos comer qualquer coisa ou comprar algumas coisas.
Chegamos a Beja por volta das 20h40, hora mais ou menos programada no itinerário.
Foi uma visita de estudo muito aproveitadora, pois aumentamos os nossos conhecimentos a respeito do Palácio Nacional de Mafra e a sua história.